Storytelling como recurso didático na sala de aula.
Um relato tem algo de
sagrado, pois é uma verdade universal carregada de emoções e de sensações.
Sendo uma verdade universal, um relato é capaz de contribuir dando sentido aos
momentos de nossas vidas, dando iluminação, respostas e concelhos a respeito de
mistérios e dúvidas do mundo que nos rodeia” (Núnez, 2008, p.15).
Abaixo um exemplo de plano de aula utilizando o Storytelling .
PLANO DE AULA
Disciplina: Multidiciplinar
Público alvo: Estudantes do Fundamental II e
do Ensino Médio.
Conteúdo: Criação de contos autobiográficos.
Tema: Bullying e Cyberbullying
Conteúdo: Criação de contos autobiográficos.
Tema: Bullying e Cyberbullying
Objetivos:
Geral: Estudar o conceito sobre
Bullying e Cyberbullying e suas consequências no contexto escolar.
Específicos:
• Refletir sobre atitudes e comportamentos em
sala de aula ou quando da utilização da internet: blogs, redes sociais etc;
• Destacar as consequências do cyberbullying
tanto para o ofendido quanto para o ofensor;
• Informar o aluno sobre o que fazer em caso
de ser alvo dessa prática;
• Conscientizar a todos sobre seus deveres e
direitos com relação ao próximo;
• Esclarecer que prática de bullying virtual é passível de
punição penal.
Metodologia:
Metodologia:
Usaremos como introdução do tema o vídeo Bullying e Cyberbullying,
discussão dos desafios de uma convivência saudável e respeitosa. No segundo
momento, criação de contos autobiográficos: Com o tema: "Como sobrevivi ao
bullying". A finalização se dará com a “contação” de Storytelling gravados em
vídeo pelo celular e socializados no pátio da escola. A avaliação se dará de
forma processual.
Recursos:
· Data show
· Notebook
· Internet
· Celular
- Folha de papel A4
Tempo estimado: 4 aulas de 50 minutos.
Resultados esperados:
• Maior conscientização dos alunos sobre a
questão do cyberbullyng, e sobre a responsabilidade que devem ter quando da
utilização da internet: blogs, microbloggings, redes sociais etc.;
Fontes consultadas:
BEAUDOIN, Marie-Nathalie. Bullying e Desrespeito como acabar com essa cultura na escola. Tradução Sandra Regina Netz, Porto alegre: Artmed, 2006.
BEAUDOIN, Marie-Nathalie. Bullying e Desrespeito como acabar com essa cultura na escola. Tradução Sandra Regina Netz, Porto alegre: Artmed, 2006.
MENEZES. V.Q.
Bullying e Cyberbullying. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=UCB-3-3D2gw&t=4s>
GUARESCH, Pedrinho A., SILVA, Michele Reis da. Bullying: mais sério do que se imagina. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.




Parabéns pelo trabalho, Valéria e pela inciativa de compartilhá-lo.
ResponderExcluirSerá muito útil.
Abraço, Ana Cláudia