Storytelling como recurso didático na sala de aula.







Um relato tem algo de sagrado, pois é uma verdade universal carregada de emoções e de sensações. Sendo uma verdade universal, um relato é capaz de contribuir dando sentido aos momentos de nossas vidas, dando iluminação, respostas e concelhos a respeito de mistérios e dúvidas do mundo que nos rodeia” (Núnez, 2008, p.15).



                 Abaixo um exemplo de plano de aula utilizando o Storytelling .




PLANO DE AULA

Disciplina: Multidiciplinar
Público alvo: Estudantes do Fundamental II e do Ensino Médio.
Conteúdo: Criação de contos autobiográficos.

Tema: Bullying e Cyberbullying

Objetivos:
Geral: Estudar o conceito sobre Bullying e Cyberbullying e suas consequências no contexto escolar.

Específicos:

• Refletir sobre atitudes e comportamentos em sala de aula ou quando da utilização da internet: blogs, redes sociais etc;
• Destacar as consequências do cyberbullying tanto para o ofendido quanto para o ofensor;
• Informar o aluno sobre o que fazer em caso de ser alvo dessa prática;
• Conscientizar a todos sobre seus deveres e direitos com relação ao próximo;
• Esclarecer que  prática de bullying virtual é passível de punição penal.

Metodologia:

Usaremos como introdução do tema o vídeo Bullying e Cyberbullying, discussão dos desafios de uma convivência saudável e respeitosa. No segundo momento, criação de contos autobiográficos: Com o tema: "Como sobrevivi ao bullying". A finalização se dará com a “contação” de Storytelling gravados em vídeo pelo celular e socializados no pátio da escola. A avaliação se dará de forma processual.    

Recursos:

· Data show
· Notebook
· Internet
· Celular
- Folha de papel A4

Tempo estimado: 4 aulas de 50 minutos.

Resultados esperados:

• Maior conscientização dos alunos sobre a questão do cyberbullyng, e sobre a responsabilidade que devem ter quando da utilização da internet: blogs, microbloggings, redes sociais etc.;

Fontes consultadas:

BEAUDOIN, Marie-Nathalie. Bullying e Desrespeito como acabar com essa cultura na escola. Tradução Sandra Regina Netz, Porto alegre: Artmed, 2006.

MENEZES. V.Q. Bullying e Cyberbullying. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=UCB-3-3D2gw&t=4s>

GUARESCH, Pedrinho A., SILVA, Michele Reis da. Bullying: mais sério do que se imagina. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

Comentários

  1. Parabéns pelo trabalho, Valéria e pela inciativa de compartilhá-lo.
    Será muito útil.
    Abraço, Ana Cláudia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas