Storytelling em podcast!





Outra mídia utilizada para produzir Storytelling é o podcast, (iPod e broadcast traduzido como transmissão via rádio), que surgiu em 2004, cujo credito do termo é atribuído à Adam Curry (MTV) que criou o primeiro agregador de posdcats e disponibilizou seu código para que fosse aperfeiçoado e utilizado em rádios online.
Em 2005, no Brasil, surgiu uma nova modalidade de podcast, Christian Guntner, cria o Escriba Café, que narra acontecimentos históricos e eventos intrigantes lançando mão de vários recursos e um roteiro impecável. 
 Confira a história das sete maravilhas do mundo antigo:




Entretanto, uma grande quantidade de novos podcasts vem ganhando popularidade no podosfera brasileira como afirma Diogo Braga em matéria veiculada no site Mundo Podcast, em 20 de outubro de 2015.

É válido salientar que na mesma matéria Braga menciona vários trabalhos nesse sentido, o Projetos Humanos, de Ivan Misanzuk, que teve início em março do mesmo ano e narra histórias de pessoas reais, situações cotidianas apresenta nuances jornalísticas; 






O podcast Ninguém:人間 de Mau Hernandes, que difere do primeiro por possuir um narrador entrevistador; A voz de Delirum, de André Monserv e Lucas Kircher, que cria uma estação de rádio fictícia de uma cidade também fictícia, cujo locutor narra eventos estranhos e difere dos primeiros devido ao seu cunho literário.




Crônicas do Fim do Mundo, de Caio Salgado, os recursos de som utilizados ao texto promove um tom áudio dramáticos e são o ponto forte da narrativa, também possui um nuance literário; O Podstoria, de Danton Freitas, que apresenta o recurso da participação do ouvintes se assemelhando ao um hipertexto cooperativo, o final da história pode ser modificado e reescrito, e o Diário do Menestrel, do próprio autor, trata-se de crônicas narrativas na perspectiva do personagem no gênero diário.

Fonte: BRAGA. Diogo. Storytelling, uma outra forma de fazer podcast. Disponível em:< https://mundopodcast.com.br/artigos/storytelling/> data de acesso: 19/07/2018.



Comentários

Postagens mais visitadas