Storytelling no Marketing




O relato é uma história de vida e é eficaz quando transmite, evoca, comunica, emociona, mobiliza, seduz, identifica, compromete e convence pela veracidade a ponto de sentirmos como autêntico (tradução nossa).

                                                                                                                                                      Gutiérrez-Rubi (2016, p.28, apud Santos):


O poder de atração dessa ferramenta discursiva é tão grande, que os consumidores deixam de prestar atenção necessariamente no produto, mas na história que vem junto, por identificação, até assimilar este como uma necessidade primordial. Nesse sentido, reforça a ideia de o que seduz não necessariamente é a marca, mas o que ela representa para pessoas, afinal todos gostam de ouvir uma boa história.

Confiram algumas:

      Vivo e Samsung homenageiam Raul Seixas




        “Metamorfose Ambulante”, canção composta há exatos 40 anos por Raul Seixas, é exibida nessa propaganda da Vivo e Sansung como uma analogia para a transformação que a tecnologia proporciona na vida das pessoas desde a Idade da Pedra.  O clipe foi filmado na Argentina, nas montanhas de Sierra de La Ventana. A criação é da África, com produção da PBA Cinema.   


                                     Doces notícias: A história real de Murilo e Nara
 "Onde há união, habita a doçura"
O açúcar União aposta em uma história de amor para vender seu produto. 

Pampers Japão
"Mom's First Birthday" 
("O Primeiro Aniversário da Mamãe") 



           Comercial da Pampers no Japão retrata homenagem surpresa às novas mães. A 

ação produzida pela Leo Burnett, em parceira com a Beacon Communications, homenageia

 as mulheres que enfrentaram um ano de muitas preocupações e de pouco sono, mas 

também de alegrias. Segundo Exame, o filme mostra a reação dos aniversariantes ao se depararem com uma “surpresa” ao deixarem o consultório médico.


Leite Ninho
"O que você vai ser quando seu filho Crescer? "

As mães são questionadas sobre o que elas acham que seus filhos vão ser quando crescerem. 



“Cerca de 400 mães foram entrevistadas em todo o Brasil. No comercial, aparecem apenas três. Segundo a marca, elas pensavam que as gravações faziam parte de um casting para
 um comercial de TV e não conheciam detalhes da campanha.” É o que afirma matéria veiculada no site: geekpublicitario.com.br.



Volkswagen

  Vídeo de Despedida da Kombi


"O filme, narrado pela atriz Maria Alice Vergueiro, é uma espécie de testamento, no qual a Kombi deixa presentes para os seus usuários mais apaixonados. A escolha dos “herdeiros” foi feita com base em relatos feitos pelos proprietários no site da Kombi" poca Negócios)


Fontes: 

Campanha da Vivo: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XnxSLcLyah4>
Campanha do Açúcar União: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HtRSt-PvHIs>
Campanha da Pampers: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=si4XeDP4RQI&t=14s>
Campanha do Leite Ninho: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=8ZfAuDrGEx0>
Campanha Volkswagen<https://www.youtube.com/watch?v=eqX-bIFoPCw>
Testamento da Kombi. Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/03/volkswagen-faz-video-de-despedida-da-kombi.html>


Comentários

Postagens mais visitadas