Storytelling no Marketing
O relato é uma
história de vida e é eficaz quando transmite, evoca, comunica, emociona,
mobiliza, seduz, identifica, compromete e convence pela veracidade a ponto de
sentirmos como autêntico (tradução nossa).
Gutiérrez-Rubi (2016,
p.28, apud Santos):
O poder de atração dessa
ferramenta discursiva é tão grande, que os consumidores deixam de prestar
atenção necessariamente no produto, mas na história que vem junto, por
identificação, até assimilar este como uma necessidade primordial. Nesse
sentido, reforça a ideia de o que seduz não necessariamente é a marca, mas o
que ela representa para pessoas, afinal todos gostam de ouvir uma boa história.
Confiram algumas:
Vivo e Samsung homenageiam Raul Seixas
“Metamorfose Ambulante”, canção composta há exatos 40 anos por Raul Seixas, é exibida nessa propaganda da Vivo e Sansung como uma analogia para a transformação que a tecnologia proporciona na vida das pessoas desde a Idade da Pedra. O clipe foi filmado na Argentina, nas montanhas de Sierra de La Ventana. A criação é da África, com produção da PBA Cinema.
Doces notícias: A história real de Murilo e Nara
"Onde há união, habita a doçura"
O açúcar União aposta em uma história de amor para vender seu produto.
Pampers Japão
"Mom's First
Birthday"
("O Primeiro
Aniversário da Mamãe")
Comercial da Pampers no Japão retrata homenagem surpresa às novas mães. A
ação produzida pela Leo Burnett, em parceira com a Beacon Communications, homenageia
as mulheres que enfrentaram um ano de muitas preocupações e de pouco sono, mas
também de alegrias. Segundo Exame, o filme mostra a reação dos aniversariantes ao se depararem com uma “surpresa” ao deixarem o consultório médico.
Leite Ninho
"O
que você vai ser quando seu filho Crescer? "
As mães são
questionadas sobre o que elas acham que seus filhos vão ser quando crescerem.
“Cerca de 400 mães foram
entrevistadas em todo o Brasil. No comercial, aparecem apenas três. Segundo a
marca, elas pensavam que as gravações faziam parte de um casting para
um comercial de TV e não conheciam detalhes da campanha.” É o que afirma matéria veiculada no site: geekpublicitario.com.br.
um comercial de TV e não conheciam detalhes da campanha.” É o que afirma matéria veiculada no site: geekpublicitario.com.br.
Volkswagen
Vídeo de Despedida da Kombi
"O filme, narrado pela atriz
Maria Alice Vergueiro, é uma espécie de testamento, no qual a Kombi deixa
presentes para os seus usuários mais apaixonados. A escolha dos “herdeiros” foi
feita com base em relatos feitos pelos proprietários no site da Kombi" (Época Negócios)
Fontes:
Campanha da Vivo: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XnxSLcLyah4>
Campanha do Açúcar União: Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HtRSt-PvHIs>
Campanha da Pampers: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=si4XeDP4RQI&t=14s>
Campanha do Leite Ninho: Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=8ZfAuDrGEx0>
Campanha Volkswagen<https://www.youtube.com/watch?v=eqX-bIFoPCw>
Testamento da Kombi. Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2014/03/volkswagen-faz-video-de-despedida-da-kombi.html>



Comentários
Postar um comentário