A narrativa que convence!
Em 30 de outubro de 1938, que George
Orwell narrou em o programa de rádio os eventos de uma fictícia invasão
extraterrestre o que causou imenso pânico na costa leste dos Estados Unidos.
Fonte:
Vídeo Disponível em:<https://youtu.be/OzC3Fg_rRJM>
Transcrição da narração traduzida:
ANUNCIANTE: Estamos trazendo a você uma
testemunha ocular do que está acontecendo na fazenda Wilmuth, Grovers Mill,
Nova Jersey. (SOM DE PIANO) Nós agora retornamos para Carl Phillips no Grovers
Mill.
PHILLIPS: Senhoras e senhores (eu estou?). Senhoras e senhores, aqui
estou eu, atrás de um muro de pedra que fica ao lado do jardim do Sr. Wilmuth.
Daqui eu faço uma leitura de toda a cena. Eu lhe darei todos os detalhes,
desde que eu possa conversar. Enquanto eu puder ver. Mais policiais estaduais
chegaram eles estão preparando um cordão em frente ao poço, cerca de trinta
deles. Não há necessidade de empurrar a multidão de volta agora. Eles estão dispostos
a manter distância. O capitão está conversando com alguém. Nós não conseguimos
ver quem. Ah, sim, acredito que é o professor Pierson. Sim. Agora eles se
separaram. O professor se move em torno de um lado, estudando o objeto,
enquanto o capitão e dois policiais avançam com algo em suas mãos. Eu posso ver
isso agora. É um lenço branco amarrado a um poste. . . uma bandeira de trégua.
Se essas criaturas sabem o que isso significa. . . o que qualquer coisa
significa !. . . Esperar! Algo está acontecendo! (Sussurrando som seguido por
um choro que aumenta em intensidade)
PHILLIPS: Uma forma corcunda está subindo
do fosso. Eu posso distinguir um pequeno raio de luz contra um espelho. O que é
isso? Há um jato de chamas saindo do espelho, e ele salta direto para os homens
que avançam. Isso os atinge de frente! Bom Deus, eles estão se transformando em
chamas! (GRITOS E GRITOS INTENSOS)
PHILLIPS: Agora todo o campo pegou fogo.
(EXPLOSÃO) A floresta. . . os celeiros. . . os tanques de gasolina dos
automóveis. . . está se espalhando por toda parte. Está vindo por aqui. Cerca
de vinte metros à minha direita. . . (CHOQUE DE MICROFONE ... ENTÃO MORTO DE
SILÊNCIO)
Isso
nos leva a crer que uma história bem narrada pode convencer e persuadir.
Segundo Gutiérrez-Rubi (2016,
p.28, apud Santos):
O relato é uma
história de vida e é eficaz quando transmite, evoca, comunica, emociona,
mobiliza, seduz, identifica, compromete e convence pela veracidade a ponto de
sentirmos como autêntico (tradução nossa).
Os pioneiros na utilização do
Storytelling nos tempos modernos foram grandes políticos que puderam contar com
as potencialidades discursivas desta poderosa ferramenta para propagar seus
ideais políticos e ideológicos bem como exaltar a imagens dos seus líderes, foi
assim com movimentos revolucionários e governos totalitaristas. O marketing
também se vale de narrativas para vender seus produtos com histórias que
emocionam e convencem. Essa ferramenta possui a característica de estreitar
laços de afetividade entre a marca e o seu consumidor final, além disso, ideias
e conhecimentos. Tendo em vista um público específico a narrativa pode ser
totalmente direcionada e interfere diretamente no emocional induzindo o
consumo, as imagens, o vocabulário adequado, o enredo, as personagens, e os
sons criam um elo de identificação entre o produto e a marca, narrador e
interlocutor.


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