A narrativa que convence!


Em 30 de outubro de 1938, que George Orwell narrou em o programa de rádio os eventos de uma fictícia invasão extraterrestre o que causou imenso pânico na costa leste dos Estados Unidos. 


Fonte: 
Vídeo Disponível em:<https://youtu.be/OzC3Fg_rRJM>

Transcrição da narração traduzida:

ANUNCIANTE: Estamos trazendo a você uma testemunha ocular do que está acontecendo na fazenda Wilmuth, Grovers Mill, Nova Jersey. (SOM DE PIANO) Nós agora retornamos para Carl Phillips no Grovers Mill. 

PHILLIPS: Senhoras e senhores (eu estou?). Senhoras e senhores, aqui estou eu, atrás de um muro de pedra que fica ao lado do jardim do Sr. Wilmuth. Daqui eu faço uma leitura de toda a cena. Eu lhe darei todos os detalhes, desde que eu possa conversar. Enquanto eu puder ver. Mais policiais estaduais chegaram eles estão preparando um cordão em frente ao poço, cerca de trinta deles. Não há necessidade de empurrar a multidão de volta agora. Eles estão dispostos a manter distância. O capitão está conversando com alguém. Nós não conseguimos ver quem. Ah, sim, acredito que é o professor Pierson. Sim. Agora eles se separaram. O professor se move em torno de um lado, estudando o objeto, enquanto o capitão e dois policiais avançam com algo em suas mãos. Eu posso ver isso agora. É um lenço branco amarrado a um poste. . . uma bandeira de trégua. Se essas criaturas sabem o que isso significa. . . o que qualquer coisa significa !. . . Esperar! Algo está acontecendo! (Sussurrando som seguido por um choro que aumenta em intensidade) 
PHILLIPS: Uma forma corcunda está subindo do fosso. Eu posso distinguir um pequeno raio de luz contra um espelho. O que é isso? Há um jato de chamas saindo do espelho, e ele salta direto para os homens que avançam. Isso os atinge de frente! Bom Deus, eles estão se transformando em chamas! (GRITOS E GRITOS INTENSOS) 
PHILLIPS: Agora todo o campo pegou fogo. (EXPLOSÃO) A floresta. . . os celeiros. . . os tanques de gasolina dos automóveis. . . está se espalhando por toda parte. Está vindo por aqui. Cerca de vinte metros à minha direita. . . (CHOQUE DE MICROFONE ... ENTÃO MORTO DE SILÊNCIO)


Isso nos leva a crer que uma história bem narrada pode convencer e persuadir.
Segundo Gutiérrez-Rubi (2016, p.28, apud Santos):


O relato é uma história de vida e é eficaz quando transmite, evoca, comunica, emociona, mobiliza, seduz, identifica, compromete e convence pela veracidade a ponto de sentirmos como autêntico (tradução nossa).



       Os pioneiros na utilização do Storytelling nos tempos modernos foram grandes políticos que puderam contar com as potencialidades discursivas desta poderosa ferramenta para propagar seus ideais políticos e ideológicos bem como exaltar a imagens dos seus líderes, foi assim com movimentos revolucionários e governos totalitaristas. O marketing também se vale de narrativas para vender seus produtos com histórias que emocionam e convencem. Essa ferramenta possui a característica de estreitar laços de afetividade entre a marca e o seu consumidor final, além disso, ideias e conhecimentos. Tendo em vista um público específico a narrativa pode ser totalmente direcionada e interfere diretamente no emocional induzindo o consumo, as imagens, o vocabulário adequado, o enredo, as personagens, e os sons criam um elo de identificação entre o produto e a marca, narrador e interlocutor.




Comentários

Postagens mais visitadas