A narrativa em tempos cibernéticos.
Créditos:
•Imagens: Disponível em: https://www.slideshare.net/badjolo/storytelling-o-design-que-conta-histrias
Desde os primórdios o homem transmite seus conhecimentos e suas descobertas a partir de narrativas, é através delas que experiências são revividas e histórias reverberadas de uma geração a outra. Quando nos envolvemos em torno de uma história e da perspectiva de seu narrador, compartilhamos sentimentos e nos tornamos sensíveis aos sonhos, pensamentos e expectativas deste, dessa maneira, compartilhamos o universo alheio e o resignificamos de modo a entender o mundo em cada recorte temporal. Considerando a convergência tecnológica como uma transformação cultural, denominada como cibercultura, e entendendo que essa transformação extrapola a integração de dispositivos técnicos ao cotidiano, mas também tem um grande impacto no processo educacional mediado pela tecnologia, é nesse cenário, que surge novas modalidades de expressão, sobretudo na forma de narrar, o homem imprime sua percepção sobre o mundo utilizando não somente o texto escrito, mas também agrega a imagem como expressão discursiva.
É neste contexto que se abre para propostas metodológicas e de elaboração de conteúdos que permitam uma relação dialógica mais significativa cuja linguagem se fundamenta na multimidialidade, texto que utiliza várias como: vídeo, áudios e imagens; multimodalidade, termo que se origina da Semiótica social, onde o texto é concebido como algo resultante da atuação de múltiplas formas de seja oral, escrita e imagética e hipertextualidade, onde há um texto dentro de outro em que o usuário pode consultar a partir de links.
É nesse universo que pretendemos investigar como narrativas multimidiáticas podem favorecer a aquisição do conhecimento, sobretudo em ambientes virtuais de aprendizagem. Será estudado o papel do Storytelling na educação online, mais especificamente como essa nova forma de narrativa pode agregar histórias e transmitir experiências a partir de artifícios sensoriais e emocionais, utilizando uma linguagem hipermidiática, despertando a imaginação e o intercâmbio cultural. Desse modo, será possível compreender como esse tipo de narrativa vem exercendo um papel preponderante na construção do conhecimento.


Comentários
Postar um comentário